quinta-feira, 3 de abril de 2014

Como eu previ...


...o BC anunciou que vai parar de subir a Selic por um tempo.

Daniel, eu acertei !

Ok, é verdade que errei outras tantas vezes.

Mas quero fazer um ponto teórico aqui, de viés informacional : se eu não lembrar as pessoas das vezes que acerto, e se elas sempre lembrarem (ou forem lembradas pelo Daniel) das vezes que erro, vira common knowledge que eu erro mais do que acerto, quando na verdade eu erro tanto quanto acerto.

Ouvi outro dia a seguinte frase: na Europa muitas mulheres estão tendo filhos com mais de quarenta anos. Não sei o que meu interlocutor queria dizer com "muitas", mas claramente aqui temos o mesmo tipo de viés: de cada 100 mulheres que tentam engravidar com mais de 40, apenas 10 conseguem. E essas todas vão para as ruas barrigudas e com seus quarenta anos, ou seja, aparecem para o público. Mas e as 90 outras? Essas ninguém sabe nas ruas que não conseguiram engravidar. E mais: elas, por motivos óbvios, pouco comentam o assunto. 

Muito mais interessante esse viés do que a decisão do BC.

6 comentários:

  1. Dado que as expectativas não são mais ancoráveis sem ajuda divina, o BC parou porque é indiferente parar em 11% ou em 11,5%? Ou parou porque acha que, sem tarifaço, em 2015 a inflação vem para perto da meta de 5,5%? Ou parou porque em 2015 tudo vai ser diferente, como dizia Roberto Carlos? Acho que ele deveria continuar fingindo!

    ResponderExcluir
  2. Easy...vai depender do IPCA de abril. Lembra-se do que aconteceu em dezembro?

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto do Armando Castelar no Valor de hoje sobre dominância fiscal e outras coisitas.
    Algum comentário?
    Até!

    ResponderExcluir
  4. Quem é Daniel? O Dantas?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns CESG... desta vez eu q errei mesmo (apostei em 11,50%).
    Mas, acho q o JGould é qm está mais certo. Enfim... vamos aguardar.
    Abçs
    Daniel

    ResponderExcluir