sábado, 22 de fevereiro de 2014

Fidelidade

Programas de fidelidade estão disseminados em diversos setores de atividade. O exemplo mais óbvio é o das milhas aéreas. Mas hoje existem esquemas similares em farmácias, supermercados, livrarias, postos de gasolina etc.

Há duas vantagens do ponto de vista do vendedor. Primeiro, incentiva-se o consumidor a comprar sempre no mesmo estabelecimento. Segundo, por falta de tempo ou simples esquecimento, algumas pessoas deixam de trocar os pontos acumulados por produtos ou prêmios (em geral os pontos expiram depois de um tempo). Nesses casos, o produtor ganha a fidelidade do consumidor sem precisar dar nada em retorno.

Optei por concentrar minhas compras de medicamentos e outras coisas na Droga Raia. As compras rendem pontos, que podem ser trocados por produtos. Nessa semana resolvi perguntar qual era meu saldo, quanto aquilo valia em reais, e como faria para transformar pontos em produtos. Eles me informaram o saldo e falaram que eu deveria consultar o catálogo de prêmios para fazer a troca. E que não havia uma correspondência de pontos para reais.

No fim eu disse que não tinha tempo para aquilo e fui embora. Isso provavelmente se repetirá nas próximas vezes que eu retornar à farmácia. Ou seja, há uma chance bastante elevada de que perderei esses pontos.

Depois fiquei pensando: essa seria uma estratégia deliberada da empresa para dificultar a troca dos pontos? Ah, perguntei também se o catálogo de prêmios está disponível online. A resposta: Não.    

14 comentários:

  1. Se tiver competição entre programas de milhagem, pode ser que a tendência seja facilitar as coisas pro consumidor.
    Ok, você escolheu a Raia e não gostou. Se souber de outra mais fácil, vai migrar, não?
    Acho que isso tá acontecendo com milha aérea. Antes era um parto e a coisa facilitou muito.

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    1. Sim. Só achei curioso que eles colocam alguns custos para vc trocar os pontos, e fiquei pensando se isso é estratégico da parte da empresa. No meu caso, eu gostaria de saber quanto meu saldo vale em reais e pegar algum produto da prateleira equivalente àquele valor. Mas isso não é possível: eu teria que ficar na farmácia olhando um catálogo, sem saber se estaria fazendo um bom negócio ou não (dado que não há correspondência clara entre pontos e R$).

      No fim, pode ser pura incompetência da empresa. Isso não me surpreenderia, dado que toda vez que vou até lá preciso informar meu CPF duas vezes: para pontuar e para a NF paulista. O sistema é incapaz de fazer as duas coisas com a mesmo dado.

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  2. Ei Mauro, já que o tema é Microeconomia, poderia comentar algo que meu professor falou ?


    Em resumo foi

    " O Sraffa(1926) mostrou que a Microeconomia Neoclássica não apenas era irreal mas também apontou contradições lógicas na teoria da firma"

    Quis morrer mas tudo bem. De todo modo, existe algo de relevante no Sraffa ? Seja o de 1926 seja o de 1960

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    1. Mas que parte da micro ele está criticando em 1926? Isso é antes do Samuelson.

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    1. Ok mas não se importa de responder Mrs. Antonio ?

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  4. Único sistema de fidelidade que uso é milhagem. Tem que ter paciência com o tempo de atendimento das centrais, mas peguei ida e volta rio ny por 40mil pontos. Dado que ninguém quer dar desconto pagando à vista, só uso função crédito. E pior, tô parcelando tudo, quando não dão desconto...Muita loja tá deixando de ganhar dinheiro. Recusam 5% de desconto à vista, mas fazem em 12x "sem juros".

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    1. "Tem que ter paciência com o tempo de atendimento." Acho que vc confirma meu ponto: as companhias colocam custos para trocar pontos por produtos. Quem não tem paciência acaba desistindo e perde os pontos.

      Mas pode ser pura incompetência deles também.

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  5. Há uma terceira vantagem do ponto de vista do ofertante: o acúmulo de dados (e possivelmente, de conhecimento), sobre o comportamento do consumidor. Ao fazer o cadastro, você dá uma série de informações que, provavelmente, a empresa não obteria de outro modo, e ao concentrar suas comprar na empresa, ela fica sabendo o que você compra, com que regularidade, etc. Se o departamento de mkt for esperto, dá para fazer ações específicas para cada consumidor, tentar prever as compras/interesses de novos consumidores com base em seus perfis, etc.

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    1. Legal! Não tinha pensado nesse ponto. Obrigado pelo comentário.

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  6. Imagino que uma parcela considerável das pessoas também não consegue juntar a quantidade mínima de pontos nos programas de fidelidade e acabam deixando seus pontos expirarem.

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    1. Esse é de fato um ponto importante. Precisa haver algum tipo de indivisibilidade ou pontuação mínima. Caso contrário, não haveria incentivos para concentrar as compras em determinado estabelecimento.

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  7. O pior é juntar muitos pontos e na hora de trocá-los descobrir que você tem direito a uma lixa de unhas!

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    1. Programa de fidelidade para trocar pelos "maravilhosos prêmios" oferecidos é uma grande furada. Certamente se você comprar os produtos nos lugares mais baratos você consegue comprar o prêmio que iria receber e ainda ficar com o troco.

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