terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Incentivando comportamento seguro


Ontem fui à academia para obter informações sobre preços. Descobri que, por conta do meu seguro saúde, eu teria 10% de desconto na mensalidade.

Do ponto de vista do plano de saúde, há uma motivação óbvia para prover tal desconto: atrair um maior número de consumidores. Mas há um segundo efeito: incentivam-se os clientes do plano a praticarem exercício, diminuindo as chances de doenças mais graves e a realização de procedimentos cirúrgicos, os quais são bastante custosos para o provedor do seguro.

Lógica semelhante pode ser atribuída a descontos em medicamentos, que são oferecidos por alguns planos de saúde.
  
Na verdade, a discussão acima tem muito a ver com um post anterior, sobre descontos nos estacionamentos fornecidos por seguradoras de veículos (veja aqui). Nesse caso, o incentivo é para que o motorista não deixe seu carro na rua, reduzindo assim o número de roubos e os custos da companhia. 

9 comentários:

  1. "Do ponto de vista do plano de saúde, há uma motivação óbvia para prover tal desconto: atrair um maior número de consumidores. Mas há um segundo efeito: incentivam-se os clientes do plano a praticarem exercício, diminuindo as chances de doenças mais graves..."

    NA VERDADE, SÓ HÁ CONCRETAMENTE O SEGUNDO EFEITO. O PLANO PODERIA ATRAIR MAIS GENTE BAIXANDO PREÇO TAMBÉM, MAS ISSO ELE NAO FAZ (ENTÃO SEU PRIMEIRO EFEITO É DE FATO APENAS O SEGUNDO)

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    1. Pô, não precisa gritar!

      Também acredito mais no 2o efeito. Mas não sei se dá para jogar fora o primeiro. Afinal, firmas competem não apenas na dimensão preço.

      Na verdade, uma combinação dos dois efeitos parece fazer mais sentido: com esse arranjo, os planos de saúde atraem um determinado tipo de cliente (os mais saudáveis). Isso não é possível usando apenas preço.

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  2. Mauro, é necessária ver o quanto o uso de academia aumenta a demanda de ortopedista...kkkk

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  3. Sou um pouco cético em relação à motivação dos planos a darem descontos em medicamentos.
    Para mim parece uma forma de tentar rastrear as doenças dos segurados. Os planos não têm acesso aos prontuários médicos e os exames podem dar apenas pistas das doenças. Os remédios em si são proxies melhores.

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  4. Também não se pode esquecer que a ANS dá incentivos (redução da margem de solvência, pontos no IDSS, etc.) para operadoras que investem em programas de promoção à saúde e prevenção de doenças.

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  5. Se o administrador do plano de saúde for esperto mantem uma academia para os segurados. Afinal vai responder a pergunta do Sérgio?

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