quinta-feira, 10 de abril de 2014

Assim não dá

Exagero se chamo isso de desfaçatez? Refiro-me, claro, ao argumento do Tombini de que essa inflaçãozinha aí de 0,92% em março foi alimentos e que tudo está bem?

A inflação de serviços está em 9% acumulada em 12 meses.

NOVE POR CENTO.

O IPCA tá aí acima de 6% de novo, e isso com o câmbio derretendo, que segura bem os tradables.

Não está bom, Tombini. Mas, ok, você está certo, na verdade eu deveria estar endereçando a queixa a outro lugar. Concordo, mas quem ouve críticas lá no ministério da fazenda?

8 comentários:

  1. Não há nada de espantoso na nota. A Dilma simplesmente disse: "Tombini, baixa a bola dos juros porque a eleição está perto". Como é ela quem manda, e esse modelos são apenas ficção dos economistas, o cara bota o que ela quiser na nota. Se ela quiser que ele escreva "na próxima reunião a Selic vai para 9%", ele escreve. E se não escrever? Simples, procure outro emprego.

    ResponderExcluir
  2. Quero só ver quando o câmbio voltar a subir, como é que vai ser.

    ResponderExcluir
  3. Yellen falou pro Tombini que a janela será grande. Isso será o suficiente para gerar duvidas sobre a inflação, então poderia parar os juros em 11% sem efeitos mais negativos.
    Passada a janela e renovada a deterioração das expectativas, só mesmo uma recessão para vermos inflação abaixo de 6% nos próximos três anos.

    ResponderExcluir
  4. Monetary policy done by hour.

    ResponderExcluir
  5. Dudu,
    Já leu este livro aqui? http://www.amazon.com/Toxic-Aid-Economic-Collapse-Recovery/dp/0198704429/ref=pd_rhf_gw_p_tnr_1
    Parece interessante...

    ResponderExcluir
  6. A desfaçatez é abissal: nenhuma palavra sobre preços administrados terem variação quase zero no mês e só 3,4% nos últimos 12 meses. Nem que o núcleo por exclusão de (precisamente) alimentos no domicílio e administrados bateu 0,88% no mês e nada menos que 7,36% em 12 meses. É simplesmente desonesto.

    ResponderExcluir
  7. Welcome to Brargentina...

    ResponderExcluir