sábado, 12 de abril de 2014

Gotas de Sabedoria Marxista


"A relação entre educação e desenvolvimento econômico não é, de forma alguma, linear e para discuti-la cabe tecer algumas considerações preliminares. Quando Marx analisa a circulação e a reprodução do capital, no volume II de sua obra O Capital, ele nos mostra como essa reprodução envolve também a reprodução das classes sociais. No que se refere à classe trabalhadora, reproduzi-la implica manter em condições de trabalhar não só os que estão na ativa, mas aqueles que se encontram no exército de reserva, e mais, implica produzir as novas gerações para que o circuito do capital não se interrompa."
Fonte: "Educação e desenvolvimento econômico no Brasil", Revista Brasileira de Educação (v. 16, n.48, 2011).

PS: Gostei bastante da técnica de introdução. Você diz que a relação que está examinando (entre X e Y digamos) não é linear (quando vai ser né?) e que, portanto, pra discutí-la precisará tecer considerações preliminares. E aí manda bala no lero-lero resto do texto. Clever stuff!


7 comentários:

  1. Por que o Haiti é pobre ?

    Por que ainda tem gente no Haiti que pensa assim
    http://www.unicamp.br/unicamp/ju/594/ajuda-internacional-ao-haiti-e-grande-mentira-defende-tese

    ResponderExcluir
  2. Um ataque grosseiro ("lero-lero") a uma colega de instituição que simplesmente emitiu sua opinião através de um artigo científico - em outra área do conhecimento, valendo-se de uma agenda de pesquisa distinta da do autor do post - ... preciso terminar o raciocínio?

    ResponderExcluir
  3. A sabedoria neoclássica em relação ao assunto também é profunda, na maioria das vezes:

    >reg educ income, robust

    E pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou um graduando, provavelmente um marxistinha bobao, do alto dos seus 3/4 anos de estudo.

      Esse pessoal estuda 2/3 manuais de graduacao e uma duzia de papers velhos e acha que chegou na fronteira da area...soh mesmo rindo desses paspalhos.

      Excluir
  4. quando o cara manda um "tecer" eu ja paro de ler

    ResponderExcluir
  5. Marx é o pioneiro das técnicas não-lineares de modelagem. Só aceitava modelos com linearização de 5a ordem. Kalma, Marx.

    ResponderExcluir