sábado, 9 de novembro de 2013

Ataque ao BNDES

Aquele moço de barbinha cortadinha, o Coutinho, disse que o BNDES está sob ataque. Que nem a política fiscal. O ataque viria de grupos conservadores. Acho que ele está falando do meu tio, o Economista X. Meu titio disse que o BNDES é ruim, gera misallocation de capital e aumenta a desigualdade de renda, porque tira dos pobres e dá pros empresários. Isso não está correto: taxar os pobres e emprestar abaixo da Selic para os empresários ricos. Aquele moço, o Coutinho, disse que o BNDES é bom pro país, mas claro que não pode ser. Ou ele não estudou economia direito, ou ele é malvado mesmo.

22 comentários:

  1. Ele é o sambala do crioulo doido entre o economista burro e o economista mal intencionado.

    Ele é um UNICAMPER

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Luciano Coutinho, graças a você e sua genial Lei da Informática, só vi um computador na minha frente em 1994, com 20 anos de idade!!!

    ResponderExcluir
  3. Toda vez que leio misallocation escrito nesse estilo "literário" fico certo que foi um post escrito pelo cadu.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de eu nao ser a Mariazinha, concordo com ela que muito BNDES dá misallocation mesmo. Mas o que me preocupa mais no momento é a dívida bruta...

    ResponderExcluir
  5. De fato, taxamos os pobres (mais intensivamente, porque tambem taxamos os ricos) e emprestamos pros ricos (mais intensivamente, porque tambem existem tomadores pequenos no BNDES). Voce tem toda razao.

    Mas o raciocinio nao pode parar aqui. As acoes redistributivas da acao do BNDES nao sao apenas estas diretas mas tambem indiretas. E se a presenca do BNDES gerar um crescimento tal (que nao ocorreria sem ele) a ponto de distribuir renda no pais? Qual o resultado final?

    Se sabe, apresente a resposta. Se nao sabe, convide os leitores (e a voce mesmo para este estudo empirico). Se nao sabe e nao convida seus leitores ao desafio (incluindo voce), volte pra escola pequena Mariazinha, de preferencia de Economia...

    Esse argumento ideologico e fragil nao tem espaco em discussoes serias de policy...

    Abs

    Jose

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que o BNDES sabe escolher os campeoes nacionais, como o grupo X!

    ResponderExcluir
  7. Oi Zezinho, meu tio disse que você que precisa voltar pra escola, ele disse que você provavelmente nunca leu o Mas-Collel, e que isso é triste. Ele disse que pelo que você escreveu você não sabe o que é crowding-out. Ele disse que fora de um mundo onde há óbvios problemas de coordenação como no paper da trinca de Chicago no JPE 1989 sobre Big Push, BNDE não pode ajudar no crescimento. Ele disse que você não leu o Economics in one lesson, um livrinho antigo mas que os heterodoxos deviam ler pra aprender a pensar um pouquinho em tradeoffs. E ele disse que o BNDES não faz analise custo beneficio dos seus projetos, que empresta muito pra empresa grande. Ele disse também que não adiantaria eu escrever isso pra você, Zezinho, porque você nunca revisitaria sua posição. Ele disse que revisitar é um anglicismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você provavelmente tem razão Mariazinha. Mas esse tipo de resposta ad hominem não ajuda em nada.

      Excluir
  8. O problema nao eh soh misallocation. Eh crowding out do setor privado, tambem. Que leva a uma situacao ovo-galinha: por que precisa BNDES? Porque nao existe mercado de capitais privado que proveja financiamento de longo prazo, project finance, etc. Por que nao existe mercado privado? Porque o BNDES oferta recursos abaixo do custo de mercado.

    ResponderExcluir
  9. Ora Mariazinha, se esta tudo no Mas-Collel, por que voce nao explica para a gente? As pessoas religiosas costumam ficar pregando o que leem na Biblia, por que voce nao faz o mesmo?

    Zezinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. How do you like them apples, Mariazinha?

      Em vez de ironia, citar o Mas Collel e a trinca de Chicago (?!?), que tal uma resposta educada/coerente/adequada??

      O Cochrane responde que nem gente, o Hamilton responde que nem gente, mas vcs não podem?

      Excluir
    2. Oi, desculpa, mas é que argumentar com heterodoxo cansa, eu desisti já. O zezinho, por exemplo, reclama por explicações, mas eu já escrevi sobre crowding-out, ineficiência alocativa e impactos adversos sobre a eficácia da política monetária. Aí o zezinho repete, pede pra explicar de novo. Ou ele é muito burrinho, ou tá de implicância comigo só porque sou menor de idade. Aí, moço, nessas horas é melhor mandar o zezinho heterodoxo ler o mascolas pra não mandar ele pra lugar pior, como faria o titio X.

      Excluir
  10. "E ele disse que o BNDES não faz analise custo beneficio dos seus projetos, que empresta muito pra empresa grande."

    a principal preocupação do BNDES é com as garantias apresentadas. assim, é mais fácil, e muito mais rápido, uma gigante como a Ambev, com o caixa cheio, tomar grana subsidiada para arbitrar em cima do próprio tesouro, do que uma empresa com reais necessidade de financiamento, ou seja, sem sobra de caixa, mesmo com um balanço equilibrado, ter sucesso em suas solicitações de empréstimo para expansão de sua produção.

    ResponderExcluir
  11. A Coreia tem banco de desenvolvimento, a alemanha tambem... todos eles com dinheiro "subsidiado"... Sera que esses estadofóbicos não aprenderam nada com a crise de 2008 ???

    Os EUA fazem política Industrial com dinheiro público a fundo PERDIDO... Alguem conhece o DARPA ???

    Toda vez que me falam em misallocation eu lembro do subprime.....:-) Como foi sábio o mercado ... nessa hora ninguém reclama da intervenção do Estado para salvar o capital.... ninguém acha que o capital não foi bem alocado....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "The capital market is KfW's most important funding source

      Today the capital market is KfW's most important funding source, where it raises more than 90% of its funds."

      igualzinho...

      das GSEs também... ninguém falou..

      Excluir
    2. Típico raciocínio tosco desse pessoal esquerdinha. Se B é bom e A está em B, logo A é bom...Que falta um curso de lógica de prova faz pra esse pessoal...

      Duas perguntas pra você gênio.

      1. Qual é a evidência que você tem que esses bancos de desenvolvimento são uma coisa boa? você precisa construir algum contrafactual do que seriam Coreia, EUA e Alemanha em alguma dimensão sem esses bancos. Aí a gente compara e vê se esses bancos são tão desejáveis quando você parece acreditar que sejam.

      2. Quem você acha que foi a causa primária da crise subprime? Quem foi que queria aumentar o número "home owners" a todo custo? Quem foi que obrigou os bancos a emprestarem pra quem não tinha condições de pagar? Se informa sobre o que a administração Clinton andou fazendo...É óbvio que ninguém ia reclamar do Estado salvando o kapital. Porque foi ele o causador da m.. toda. E mesmo que não fosse, você realmente acha que as pessoas prefeririam "pagar pra ver" se esse papo de risco sistêmico é mesmo destrutivo como dizem ou se é apenas lorota de economista?

      Excluir
  12. O sistema financeiro brasileiro é, como diria um professor conhecido nos cursinhos "Pré-ANPEC", uma jabuticaba: algo que só existe por aqui.

    Utilizar uma poupança compulsória, cuja remuneração é abaixo da do ativo livre de risco -- a porcaria da caderneta de poupança -- para financiar projetos com retornos duvidosos dos saudosos "campeões nacionais" é algo bastante bizarro.

    Não sei, mas acho que poucos países no mundo devem ter conseguido desenvolver um sistema de taxa de custo de oportunidade. Convenhamos: isso é muito mais avançado e criativo do que imposto inflacionário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se o termo ta adequado, mas concordo q é peculiar.

      Excluir
  13. to achando que as pessoas que comentam aqui são as mesmas do globo.com

    "Toda vez que me falam em misallocation eu lembro do subprime.....:-) Como foi sábio o mercado ... nessa hora ninguém reclama da intervenção do Estado para salvar o capital.... ninguém acha que o capital não foi bem alocado...."

    Estuda o que é o subprime antes de dar palpite....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se o termo ta adequado, mas concordo q é peculiar.

      Excluir
  14. E ele ainda ganhou o Gastão Viera...

    ResponderExcluir