terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pau em Minnesota

http://qz.com/150779/the-shakeup-at-the-minneapolis-fed-is-a-battle-for-the-soul-of-macroeconomics-again/

No link algumas fofocas. Mas dizem minhas fontes que não tem lhufas a ver com fresh/salt water. O problema é que o Kocherlakota está pedindo para o pessoal fazer o trabalhinho chato que é útil para as reuniões do FOMC (projetar o PIB do 3º tri, a inflação do tumate, etc.), que os demais presidentes têm disponível. O Fed de Minnesota paga parte do salário dos professores da Universidade (joint apointments).

O Pat Kehoe é inteligente demais para fazer o nosso servicinho (definitivamente não estou sendo irônico aqui). Daí o pau comeu. (Legal também relembrar que esse tipo de problema -  grana vs. pesquisa pura -, fica se repetindo, mais aqui do que na matriz. Caso recente é a FGV do Rio. Caso futuro é a FGV de SP. Tomara que eu esteja errado.)

6 comentários:

  1. Agradeço por falarem disso, vou ler em casa. No blog do Alex, O anônimo ta xingando a turma de minnessota

    ResponderExcluir
  2. O cara falando que os agua doce pressupõem inteligência infinita ....... Pra esse tipo de critica eu n preciso ler nada em inglês, leio o belluzo kkk

    ResponderExcluir
  3. Muito bom artigo! Não tava ligado dessas tretas de salt e fresh!

    ResponderExcluir
  4. É a eterna tensão entre escolher entre ser astrônomo ou astronauta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Brasil é escolher entre ser astrônomo, astronauta ou astrólogo.

      Onde o economista astrólogo só o Economista X pode dizer onde eles estudam.

      Excluir
  5. O narayana eh um bixo complicado, mesmo para academic standards. Virou presidente e por algum motivo (pressao politica no Fed, mudanca na sua percepcao sobre modelos etc) comecou a ter muito interesse em DSGE o que contraria muito os fundamentos de minnesota (fed e universidade eram quase a mesma coisa antes do narayana virar presidente). Esse eh o ponto principal.

    ResponderExcluir