quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Os custos da destruição de credibilidade

Contração fiscal tem um custo keynesiano, de demanda agregada. Impacta o PIB, por esse canal, de modo adverso. Mas, quando crível, ou seja, quando sinaliza maior sustentabilidade e, portanto, juro real futuro menor, risco menor e taxação esperada menor, ela pode ajudar o PIB. São os benefícios dinâmicos da coisa.


Mas e uma contração fiscal não crível? Essa não mexe com expectativas e não mexendo com expectativas, ela perde muito dos seus benefícios. Estamos caminhando para algo assim?

9 comentários:

  1. Aparentemente sim, Professor. Adiciono também a falta de transparência da política fiscal como elemento para alterar as expectativas de forma adversa. O resultado, pelo q vemos, vai ser desagradável.

    ResponderExcluir
  2. Tópico muito legal e observação bem notada. Duvido que os economistas do governo vejam assim. Seria legal se vocês se aprofundassem mais e a anàlise fosse mais do que um tweet.

    ResponderExcluir
  3. Isso é assim nas economias onde o canal do crédito funciona de maneira mais ou menos normal, por exemplo, o Brasil. Nas economias com essa via entupida, como as europeias, uma contração fiscal é muito contrativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, em geral contrações fiscais são mesmo contracionistas.
      meu ponto é que o canal positivo aqui pode estar emperrado pela ausência de credibilidade

      Excluir
  4. Bom post professor. Maio é mês de reajuste salarial, temos até lá para descobrir se a economia afunda em 2014 ou 2015. Com as informações corretas em março e abril, os salários moderar a alta para manter o nivel de emprego em meio a uma contração.

    ResponderExcluir
  5. Viu esse paper do Fernandez-Villaverde e co-autores? So' a volatilidade ja pode ser bem deleteria... "Fiscal Volatility Shocks and Economic Activity" http://www4.gsb.columbia.edu/filemgr?&file_id=7314247

    ResponderExcluir
  6. Com esse pessoal nos ministérios e secretarias, nenhuma manchete me fará acreditar em qualquer virada pragmática. Simplesmente impossível. Ou mudam as pessoas ou nada muda.
    Maradona

    ResponderExcluir
  7. Pensamento econômico dilmista: pacto pela responsabilidade fiscal dará ao governo espaço para ser mais ativo em programas sociais e geradores de desenvolvimento! Me engana que eu gosto! É mias negativo do você apontou, pois cortamos agora para gastar o dobro mais à frente. Equivalente a outra pérola do Mantegão: o corte nos juros abrirá espaço fiscal para maiores gastos públicos no curto prazo. O resultado foi fantástico! Como dito pelo Maradona, com essa galera não dá! E caminhamos céleres para um aumento das tensões entre mercado e governo.
    Dantas

    ResponderExcluir