quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tapering em Dezembro

Como eu não disse, a minuta da ata do FOMC sugere que tapering está próximo.


De acordo com minha leitura prévia, a ata confirmou que (i) mudanças no thresholds de desemprego ou inflação estão enterradas, (ii) kiwi (LSAP) é irrelevante, o que vale é forward guidance. Contrário ao que eu esperava, eles vão fazer tapering mesmo com o risco do mercado grudar kiwi com forward guidance.

Meu chute é que a explicação está nos movimentos recentes da curva: o juro de 10 anos fica subindo, mas os juros de 2 anos caem (vide figura). Isso sugere que o mercado aprendeu a separar kiwi de forward guidance...


Um comentário:

  1. Eu estou entre os que acham que o Fed comunica certinho, pelo menos fazia isso até o Bernanke anunciar a saída, depois virou um boca-a-boca de mídia pra aparecer pro Obama, todo mundo dando pitaco, mas parece que a comunicação vai voltar ao normal, antes mesmo da policy. O Bernanke falou em 2011/12 que os juros não sobem antes de 2015, isso é forward guidance, há commitment. Ao contrário do mercado, a turma lá saca como se deve trabalhar no ZLB e não vai fazer surpresa. Policy hiking só quando a inflação chegar de forma consistente, até agora não veio, nem dá sinais.

    ResponderExcluir