segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Averaging out



O vídeo é parte de um documentário da BBC apresentado por Marcus Du Satoy, Professor de matemática da Universidade de Oxford, sobre os números e padrões matemáticos por trás de uma série de fenômenos da natureza.

Nesse episódio,  ele mostra como em um grupo de mais de 160 pessoas, ninguém advinha corretamente o número de jujubas em um jarro de vidro -- existem 4.510 jujubas. No entanto, o valor médio dos palpites de todas as 160 pessoas, 4.514,89 (!) é surpreendentemente próximo do número de jujubas no jarro. 

2 comentários:

  1. Muito interessante Dudu. Por que será que, quando o BC peergunta qual será o PIB, cambio e inflação para sei la quantos economistas no Focus, a média nunca acerta? A média de fato é a melhor previsão possível feita naquele momento ou as previsões feitas não são independentes entre si dado que todos usam um instrumental muito parecido?
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo faz projeção condicional no cenário, que é dinâmico. Em condicões de maior clareza do cenário (a informação é comum) e horizonte curto (fatores estocásticos são bem previstos), acho que a mediana da pesquisa Focus desempenha bem, a variação vem do instrumental. Quem usa DSGE, como o Fabio, acerta tudo :D

      Excluir