segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O juro japonês caiu



Diziam que o juro real no Japão não cairia com a proposta do Abe de dobrar a base monetária por lá. A ideia por trás dessa tese era que esse movimento geraria aumento de expectativa de inflação e uma reação de mercado, que elevaria o juro nominal mais ainda antecipando uma reação anti-inflacionária do Banco Central do Japão (BoJ). Sempre achei essa tesa esquisita. Ué, com o BoJ querendo gerar inflação positiva por que os mercados de títulos antecipariam que ele, BoJ, iria voltar atrás no futuro e aumentar o juro nominal? Ok, promessas sobre política monetária frouxa nem sempre são críveis, mas nesse caso o banco central estava socando o pau na base ao mesmo tempo que fazia a promessa...Bom, o resultado está aí: os juros reais caíram sim. Obviamente, precisa vir reforma estrutural, mas conseguir elevar a expectativa de inflação e derrubar o juro real foi um passo importante.

3 comentários:

  1. Gostaria que voces comentassem sobre esse paper:

    http://www.academia.edu/4963593/Wage_and_Profit-led_Growth_The_Limits_to_Neo-Kaleckian_Models_and_a_Kaldorian_Proposal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matias!

      Duvido que o pessoal do blog leiam. Mas eu comento: Esse paper é um lixo!

      Primeiro: quem se importa com esses modelos jurássicos "pós-keynesianos" (WTF isso quer dizer?) e suas distinções idiotas entre profit- e wage-led growth.

      Segundo, esses resultados são inuteis. Tipo:

      "The empirical analysis also notes the fact that real wages and consumption do not necessarily maintain a one-to-one relationship."

      Big fucking news!

      Ou: "investment is a derived demand". Não diga!!!

      Terceiro: só mesmo essas revistas-lixo heterodoxa pra aceitar um paper mal motivado desses. Todas as referências são de coisas ou velhas ou publicadas em 2 ou 3 journals obscuros!

      Excluir